Blog

Copa do Mundo e o marketing esportivo

A Copa do Mundo da Fifa continua sendo o maior evento esportivo no mundo. Nada atrai mais a atenção dos brasileiros do que ver a seleção em campo tentando reconquistar a supremacia do futebol mundial. Graças a essa comoção nacional, a época é perfeita para as marcas investirem em ações especiais voltadas para a competição.

A Copa do Mundo 2022 ocorre em novembro no Catar, e se sua marca pretende investir no evento, é preciso fazer o planejamento com muita antecedência e sempre de acordo com o investimento existente.

Independentemente de as pessoas estarem focadas nos jogos da seleção brasileira, certamente elas estarão conectadas diariamente à internet, seja para pesquisar horários de jogos, locais para assisti-los ou programações diferentes para quem não gosta de futebol. Nesse caso, é uma ótima opção para sua empresa promover produtos e serviços e, com isso, gerar novas oportunidades de negócios.

Empresas como Vivo, Coca-Cola e Itaú ganham destaque por investirem no futebol e em boas campanhas há anos. Desta maneira, suas campanhas se consolidam mais facilmente.

Em nível mundial, o mesmo também acontece. A Nike investe pesado no marketing para atrair os consumidores. Sua marca é respeitada e extremamente confiável, porque através dos anos estabeleceu uma relação de confiança com o consumidor. Suas campanhas de marketing possuem laços até mesmo “emocionais”.

Em época de Copa do Mundo, uma coisa é certa: a Nike vai acertar. Em 1998, o clássico comercial em que os jogadores da Seleção jogavam futebol no aeroporto.

Em 2006, um embate entre as estrelas da nossa Seleção com o time português. Ou seja, suas campanhas de marketing da Copa do Mundo sempre ficam marcadas.

Já na Copa do Mundo de 2018, a campanha Vai na Brasileiragem tenta resgatar o amor e a raça brasileira após o fiasco em casa, na Copa do Mundo de 2014. A pergunta do vídeo é simples: ainda temos a brasileiragem que sempre encantou o mundo? E os jogadores tratam logo de mostrar isso.

Passando por grandes craques, a fórmula é até um pouco batida, com crianças brincando na rua e em campos de terra. Mas a produção é tão boa que contagia os brasileiros apaixonados por futebol.

Além disso, o comercial também resgata o lance de Ronaldo no aeroporto, em 1998.

No fim, o garoto Kauã faz uma preleção para o espectador, assim como fez antes de um jogo do seu time, que viralizou na internet.

“Isso aqui é Brasil, pô. Essa camisa tem história!”, diz o garoto, aos gritos, contagiando todos na torcida pelo hexa campeonato.

Curtiu este conteúdo e está com gostinho de “quero mais”? Então acesse nosso blog para conhecer ainda mais do universo da comunicação, descrito pela nossa equipe de profissionais.

Carrinho de compras

Login

Sem conta ainda?

Usamos os famosos "biscoitos" para para desenvolver sua experiência em nosso site institucional, sabia? Ao navegar por aqui, você concorda com a Política de Privacidade da MBR.